Blog
Sal e Doença Renal Crônica
Muitas pessoas gostam de caprichar no sal em suas refeições. Mas você já ouviu falar que a recomendação da ingestão desse mineral é de apenas 5g por dia? Já se perguntou o motivo de não poder comer tanto sal assim?A verdade é que o sal tem propriedades que se tornam vilãs do nosso organismo, desenvolvendo problemas como retenção de líquidos e riscos para a hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca, doença hepática crônica, dentre outras.
Para os pacientes com doenças renais crônicas (DRC), já faz parte do tratamento a redução da ingestão do sal (cloreto de sódio), pois assim há um controle da pressão arterial sistêmica e a potencialização de medicações hipotensoras, além de combater o inchaço dos membros inferiores, que são fatores que contribuem para complicações.
É possível sim consumir sal, mas esse consumo precisa ser com moderação e de acordo com as indicações. Para te ajudar a reduzir a quantidade de sal nas refeições, invista em alimentos naturais e mais saudáveis e evite consumir refrigerantes, comidas ultraprocessadas e industrializadas. Leia também os rótulos dos alimentos e faça as contas.