Blog
Dicas para substituir o sal nas refeições
Se tem algo que sabemos é o quanto uma alimentação equilibrada e saudável é importante para a saúde. E para as pessoas com DRC, os cuidados devem ser ainda mais cautelosos, especialmente porque devido a condição da própria doença, o organismo não consegue eliminar pela urina substâncias como líquidos, potássio e sal, e elas acabam se acumulando no sangue.O sal de cozinha é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, sempre presente nas refeições. No entanto, ele é composto por sódio, um mineral que pode estar presente em outros alimentos, mesmo que não sejam salgados. Por exemplo, leite, carne, bolachas água e sal, sucrilhos, queijo muçarela, dentre outros.
Para substituir e minimizar o consumo de sal nas refeições, confira abaixo algumas dicas práticas:
🟦 Leia com atenção rótulos e tabelas nutricionais dos alimentos;
🟦 Utilize especiarias e ervas aromáticas (mas fique ligado também nas propriedades nutricionais dessas comidas);
🟦 Prepare alimentos no vapor ou assados no forno com papel alumínio para conservar mais o sabor;
🟦 Não utilize sal diet ou light, pois os mesmos também têm uma quantidade elevada de potássio.
Converse com um nutricionista e esteja atento as recomendações. Mas isso não significa que você precisa abrir mão de receitas deliciosas. Não esqueça que é possível ter uma alimentação saudável e saborosa.
Busque receitas alternativas! O livro “ A Comida que Trata”, da Dra. Carmen Tzanno, é uma ótima opção e está disponível para venda na Amazon.com.